Autora de novela da Globo se desculpa por cena com racismo reverso: ‘Foi péssimo’

Autora de novela da Globo se desculpa por cena com racismo reverso: ‘Foi péssimo’

Uma cena da novela “Nos Tempos do Imperador”, da Globo, está gerando polêmica nas redes sociais e Thereza Falcão, que divide a autoria da trama Alessandro Marson, quis se retratar. Na cena exibida no último sábado, 21, o personagem Jorge/Samuel (Michel Gomes) fica irritado após Pilar (Gabriela Medvedovski) não ser aceita como moradora da Pequena África, um refúgio dos negros que conquistaram a liberdade. “Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como que queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”, declarou o jovem na cena. Nas redes sociais, muitos telespectadores comentaram que o diálogo exibido na trama representa um racismo reverso. O apresentador AD Junior foi um dos que pronunciou sobre o assunto nas redes sociais.

“Mas gente quem pensou essa cena? São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão. Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder. Os brancos poderiam morar até lá no centro da Pequena África se quisessem. Eles são e eram donos de tudo… pessoas negras viviam em regime de exceção. Um homem preto sentado num banco de uma praça com uma mulher branca, seria um ET que está vistando a sua namorada em marte”, escreveu em um post no Instagram. “O conceito de direitos igualitários nem se discutia do ponto da humanidade. Entenda: negros não eram seres humanos. A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um deserviço total”, acrescentou. “Inacreditável”, comentou a atriz Fabíula Nascimento. “Gente, realmente fica difícil”, escreveu a influenciadora digital Tia Má.

Leia também

Globo se pronuncia sobre suposto atrito com Letícia Sabatella nos bastidores de novela

Mariana Rios lembra de vida antes de 'Malhação': 'Panfletava para marcas que hoje sou garota-propaganda'

Juliano Cazarré abre o jogo e fala se perdeu papel em 'Pantanal' por recusar vacina

Em meio a repercussão negativa, a autora de “Nos Tempos do Imperador” também deixou um comentário na publicação de AD Junior. “Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: ‘O que foi isso?’ Todos os capítulos que vão ao ar até o dia 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes [estudioso das culturas africanas]. Hoje, assisto à muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedidos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”, postou Thereza.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AD Junior (@adjunior_real)