Galo gigante é montado no centro do Recife para o início do Carnaval

Galo gigante é montado no centro do Recife para o início do Carnaval

A tradicional estátua do galo giganteé montada no centro do Recife, em preparativos finais para o bloco Galo da Madrugada, que ocorre no próximo sábado, 18. Apesar de representar diretamente a agremiação, a alegoria, que começou a ser armada nesta quarta-feira, 15, com ampla estrutura técnica da prefeitura da cidade, é um dos principais símbolos do Carnaval da capital pernambucana. Apontado como o maior do bloco carnavalesco do mundo pelo Livro dos Recordes dese 1995, o Galo fará seu 44º desfile em 2023, após ter ficado sem ir às ruas nos últimos dois anos por causa da pandemia da Covid-19. Entre os artistas que vão se apresentar neste ano estão Juliette, Pabllo Vittar, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Maria Gadú, Luiza Possi. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, tem presença confirmada no camarote oficial do evento.

“Para o Galo, é algo de uma importância sem tamanho esse retorno, pode voltar a ter contato com o folião e a levar alegria para o público, através do nosso desfile de fantasias, de alegorias, dos trios, dos artistas, de toda essa festa que levamos às ruas. Isso é a essência, a razão de ser do Galo da Madrugada, é uma questão até vital”, afirma Rômulo Meneses, presidente e um dos fundadores da agremiação, criada em 23 de janeiro de 1978, com o intuito, justamente, de trazer de volta às ruas da capital pernambucana o carnaval de rua, em declínio naquela época.

Leia também

Ventania danifica carros alegóricos de escolas de samba no Anhembi, em São Paulo Prefeitura de São Luiz do Paraitinga adia carnaval após chuvas castigarem a cidade