‘Ainda estou aqui’ é indicado ao Oscar 2025 de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional
Nesta quinta-feira (23), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de nomeados a 97ª edição do Oscar. O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
A indicação de Ainda Estou Aqui acontece depois 26 anos desde a última vez que o Brasil conseguiu a indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. Curiosamente, na edição da premiação em 1999, o filme nacional que representou o país foi Central do Brasil, uma produção que também conta com a direção de Walter Salles.
O longa, que conta a história e resistência da família Paiva contra a ditadura militar, compete com Anora, O Brutalista Um Completo Desconhecido Conclave, Duna: parte 2, Emilia Pérez, Ainda Estou Aqui, Nickelboys, A Substância, e Wicked, na categoria de Melhor Filme da premiação.
Pensando nos concorrentes de Melhor Filme Internacional, o filme brasileiro enfrenta Emilia Pérez (França), A garota da agulha (Dinamarca), A semente do fruto sagrado (Alemanha), e Flow (Letônia).
A ganhadora do Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, Fernanda Torres, também foi indicada à categoria de Melhor Atriz.