DLSS 4: o que é e como funciona a nova geração de gráficos com IA da NVIDIA
O que é DLSS 4?
DLSS 4 (Deep Learning Super Sampling) é a mais recente evolução da tecnologia de renderização assistida por inteligência artificial da NVIDIA.
Anunciada junto com a nova geração de GPUs GeForce RTX Série 50, essa tecnologia não é exclusiva das novas placas, mas atinge seu maior potencial graças aos Tensor Cores de 5ª geração e inovações da arquitetura Blackwell.
Combinando avanços de hardware e software, o DLSS 4 muda o que entendemos como desempenho gráfico ao introduzir o Multi Frame Generation, capaz de gerar até três frames adicionais para cada frame tradicional. Tal salto tecnológico oferece até 8 vezes mais desempenho em jogos pesados, como Cyberpunk 2077 em modo Ray Tracing completo, algo antes impensável.
O DLSS 4 é a maior atualização desde 2020, não apenas melhorando o desempenho, mas resolvendo problemas antigos como ghosting e artefatos visuais com precisão impressionante
Além disso, DLSS 4 substitui as redes neurais convolucionais por modelos baseados em transformadores, entregando imagens mais nítidas, maior estabilidade temporal e menos artefatos visuais.
A tecnologia é compatível com GPUs RTX desde a Série 20, mas as melhorias mais significativas, como o Multi Frame Generation e a redução no uso de VRAM, brilham nas GPUs Série 50.
Em resumo, DLSS 4 é um modelo de renderização que não só aumenta os FPS, como basicamente transforma a maneira como os jogos rodam na sua máquina, provando que o futuro dos gráficos passa pelos avanços recentes em IA.
Quais são as tecnologias presentes no DLSS 4?
Como vimos acima, o DLSS 4 é um conjunto revolucionário de tecnologias de renderização neural que utiliza inteligência artificial para aumentar os FPS, reduzir a latência e melhorar a qualidade das imagens.
Porém, para compreender melhor o impacto dessa evolução, é preciso mergulhar nas diferenças que cada componente do DLSS 4 traz em relação às versões anteriores.
1. Multi Frame Generation
O Multi Frame Generation é a estrela do DLSS 4, exclusivo das GPUs Série RTX 50. Ele utiliza IA para gerar até três frames adicionais para cada frame renderizado tradicional.