Cidadania e responsabilidade são temas da Semana de Educação Digital
A Semana Brasileira de Educação Midiática é um fórum de discussões e troca de experiências que busca incentivar o uso das mídias de forma crítica, propiciando a estudantes e educadores ferramentas para atuar em sala de aula no cenário das novas tecnologias.
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O dirigente municipal ainda abordouo tema da responsabilidade e crítica no uso das mídias digitais na educação.
Também estiveram na live Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de educação midiática da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República; Larissa Ebeling, chefe de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação (MEC); Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e Adauto Soares, coordenador do setor de comunicação e informação da Unesco Brasil.
Roni Miranda lembrou que com a pandemia surgiu a percepção de que os estudantes, principalmente os adolescentes, tinham um domínio muito grande da tecnologia. Mas consomem muitas vezes asfake news,o que inclusive pode levar à prática docyberbulling.
“Muitas vezes, o professor em sala ‘compete’ com estudante e seusmartphonenas mãos. Às vezes, o estudante pode confrontar o professor, com informação vinda de umafake news. Por isso é preciso que ele aprenda a verificar a legitimidade das informações passadas”., afirmou.
Larissa Ebeling ressaltou que a iniciativa da Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), lançada no ano passado. “A Enecestá em colaboração com o sistema de ensino do país e visa a garantir a conectividade pra fins pedagógicos atodas as escolas públicas de educação básica do país, com o objetivo voltado à cidadania digital.
Ela disse aindaque a iniciativa não busca apenas a conectividade “física” das escolas, mas se propõe a estimular a reflexão e produção de conteúdos gerados no ambiente digital.
A coordenadora da Secom, Mariana Filizola, informou que foi disponibilizado o sitedo evento, com um repositório contendo vários planos de aulas, livros e informativos destinados aospúblicos específicos. Disse ainda que cada interessado poderá inscrever sua atividadeonline, participar de oficinas de boas práticas e discutir sobre cidadania no ambiente e jornalismo digitais.
A Semana Brasileira de Educação Midiática ocorre no âmbito do evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, lembrou Roni Miranda. Em sua primeira iniciativa, no ano passado, foram mais de 400 iniciativas realizadas ao mesmo tempo, em 24 estados do país, com público estimado de 54 mil pessoas.
Podem participar professores, estudantes, integrantes de organizações da sociedade civil, coletivos. As inscrições devem ser feitas no formulário disponível nositeda Secom e cada experiência vai integrar uma agenda nacional sobre o tema.