FIFA com selo 2K? Take-Two explica que isso não seria tão simples
Pouco após a FIFA e a Electronic Arts anunciarem que estavam se separando no mundo dos games, a entidade que representa o futebol mundial deu a entender que voltaria a esse espaço com novas parcerias. Isso alimentou rumores de que ela poderia inclusive unir forças com a Take-Two Interactive, cujo selo 2K é bastante poderoso no mundo do basquete.
Embora a união faça sentido no papel, o CEO da publicadora, Strauss Zelnick, explicou que a realidade é um pouco mais complexa. Em uma reunião com acionistas realizada após a divulgação do relatório fiscal mais recente de sua companhia, o executivo explicou que produzir um jogo de futebol é algo bastante complexo.
“Eu observaria, no que diz respeito à licença da FIFA, que ela não traz consigo direitos; ela não vem com jogadores, times ou ligas”, explicou Zelnick. “Então não é tão simples quanto, por exemplo, negociar com a NFL ou com a NBA, ou a MLB, onde no máximo você precisa negociar com uma liga ou associação de jogadores”.
FIFA da 2K parece improvável
O executivo explica que essa realidade faz com que seja muito complicado desenvolver um jogo de futebol voltado à simulação. A própria maneira como a licença da FIFA funciona chegou a beneficiar a Electronic Arts que, após realizar vários acordos de licenciamento com outras entidades, percebeu que não precisava mais da marca para fazer sucesso.
A dificuldade de licenciamento também é algo enfrentado pelo concorrente eFootball, da Konami, que trabalha com uma quantidade bastante limitada de times retratados fielmente. Ela também impacta a disponibilidade de equipes brasileiras em vários jogos, já que muitas vezes é preciso negociar até mesmo de forma individual com cada atleta para poder criar uma versão digital deles.
Apesar das dificuldades relacionadas à área e de um FIFA 2K ser improvável no momento, Zelnick reconheceu que o investimento poderia dar frutos em longo prazo. Ele também lembrou que a companhia já tem um pezinho no esporte na forma de Top Eleven, um jogo de gerenciamento mobile. “Temos um grande portfólio esportivo tenho certeza que vamos fazer mais anúncios no tempo certo”, prometeu.
Fonte: IGN