Microsoft anuncia segundo reajuste de preço do Xbox Series X|S no Japão
Com baixa popularidade no Japão, o Xbox Series X|S acaba de sofrer um reajuste lá na terra do sol nascente. A partir do dia 15 de agosto, as diferentes versões passarão a custar entre 5.400 e 7.000 ienes mais caro, algo entre R$ 210 e R$ 272 na cotação atual.
Começando pelo Xbox Series X, o console mais forte da Microsoft, real rival do PlayStation 5, sai de 59.978 para 66.978 (R$ 2.609,59). A versão de 1 TB de armazenamento do modelo teve aumento de 5.400 ienes, indo de 45.578 para 49.978 (R$ 1.946,89).
Em relação ao Xbox Series S, em sua versão de 512 GB, o aumento foi de 6.600 ienes e agora custará 44.578 (R$ 1.736,53) ienes no Japão.
Em outubro do ano passado, o atual console de entrada da Microsoft subiu quase R$ 1.000 por aqui, chegando R$ 3.599. Hoje é possível encontrar o console por volta de R$ 3.000, mas já chegou a custar menos de 2 mil reais antes o aumento.
Mudanças no ecossistema Xbox
Depois desse reajuste no Brasil, que causou uma certa revolta, Phil Spencer disse que esse aumento foi segurado o máximo que eles conseguiram. Ou seja, era para o reajuste ter acontecido antes.
Nenhum aumento de preço é bem recebido, por motivo óbvios, e isso reflete nas vendas, consequentemente. Não é difícil vermos relatórios de vendas da Famitsu com números bem baixos para os consoles da Microsoft no Japão, diferente do PlayStation e Nintendo.
Esse reajuste no Japão, que já é o segundo desde o lançamento do Xbox Series X|S em 2020, vem em um momento em que a Microsoft aponta para mudanças consideráveis em seu ecossistema de jogos.
Mudanças no planos e preços do Game Pass, carro-chefe da marca Xbox, já estão programadas para setembro. Além disso, segundo a CFO da companhia, Amy Hood, o crescimento da divisão de games pode envolver a transformação da marca em um serviço de assinatura.
Acredito que o verdadeiro objetivo aqui é conseguir levar um amplo conjunto de conteúdos para mais usuários em mais lugares, e realmente construir o que parece ser mais nossa cara, o negócio de anuidade e assinatura de software”, explicou a executiva. Segundo ela, alguns avanços recentes do Game Pass deram sinais positivos de que esse é o caminho a seguir.
Aliado a isso, a Microsoft já afirma em uma campanha publicitária que você não precisará de um console Xbox para jogar. Essas mudanças para o futuro da marca pode impactar consideravelmente a indústria de games.
Via: GamingBolt