Epic Games remove Fortnite da Galaxy Store
A Epic Games anunciou a retirada de Fortnite e outros jogos da Galaxy Store. A medida, conforme explicou Tim Sweeney, CEO da empresa, é uma resposta direta à nova política da Samsung que impede o sideloading de aplicativos.
Leia mais
- LEGO lança conjuntos de peças inspirados em Fortnite
- Fortnite recebe novo evento Verão na Estrada com novas tarefas diárias
- Modo Construção Zero de Fortnite mudará nome para Trocação
Essa nova política foi introduzida pela gigante da Coreia do Sul com a atualização One UI 6.0. Dessa forma, ela inclui uma funcionalidade chamada Auto Blocker, ativa por padrão na versão subsequente One UI 6.1.1.
O Auto Blocker é uma medida de segurança projetada para proteger usuários menos experientes contra a instalação de aplicativos potencialmente maliciosos. Geralmente, eles são provenientes de fontes não oficiais, como lojas de apps alternativas ou diretamente de arquivos APK disponibilizados na internet.
Entretanto, com essa função ativada, dispositivos Galaxy que já vêm com One UI 6.1.1 não permitem o sideloading a menos que o usuário desative manualmente essa proteção nas configurações de privacidade e segurança do aparelho.
Tim Sweeney destacou que a nova política da Samsung cria barreiras para a instalação de lojas de aplicativos concorrentes. Assim, destacou que isso vai contra os esforços anteriores da Epic Games de promover a liberdade de escolha dos usuários na instalação de software.
Epic Games já entrou em outras brigas por Fortnite
Curiosamente, esta não é a primeira briga que a Epic Games se envolve. A empresa tem um histórico de disputas legais com gigantes do setor, como Apple e Google, justamente para permitir o sideloading e o uso de lojas de apps de terceiros.
Apesar da remoção dos jogos da loja da Samsung, a Epic Games assegura que continuará a oferecer suporte total aos dispositivos da Samsung e aos usuários que já possuem o Fortnite instalado via Galaxy Store.
Entretanto, a empresa encoraja novos usuários e aqueles que desejam reinstalar o jogo a desativar o Auto Blocker e baixar o Fortnite diretamente do site oficial da Epic Games. Por enquanto, esta é uma das soluções apresentadas para quem ainda quiser utilizar o battle royale nos dispositivos.
Fonte: SamMobile