Para estúdio de Warframe, empresas desistem muito rápido de jogos contínuos

Para estúdio de Warframe, empresas desistem muito rápido de jogos contínuos

Embora atualmente Warframe tenha se tornado uma referência no mundo de jogos como serviço, o título demorou algum tempo para chegar até essa posição. Segundo o CEO do estúdio Digital Extremes, Steve Sinclair, outras empresas falharam em chegar a esse ponto porque desistiram cedo demais de seus projetos.

Em uma entrevista ao site VGC, Sinclair lamentou o fato de que muitas publicadoras grandes encaram a estreia de um jogo como seu momento mais importante. Para eles, embora muitas companhias tenham recursos que as permitam ser persistentes, a maioria delas decide jogar fora o que não funcionou logo de cara.

Para estúdio de Warframe, empresas desistem muito rápido de jogos contínuos
Foto: Divulgação/Digital Extremes

Para o CEO da desenvolvedora de Warframe, é muito triste ver trabalhos que demandaram anos de trabalho sendo jogados fora no momento em que comunidades começaram a ser construídas. “Porque os custos de operação são muito altos, você fica assustado quando vê os números caírem e então você vai embora”, explicou.

Warframe sobrevive em meio a fechamentos

Desde que Warframe fez sua estreia em março de 2013, ele já testemunhou a ascensão e queda de diversos jogos como serviço. A extensa lista de games que foram “mortos prematuramente” inclui Anthem, da BioWare, Knockout City, Babylon’s Fall, Crossfire X, Marvel’s Avengers e Paragon, entre diversos outros.

Para estúdio de Warframe, empresas desistem muito rápido de jogos contínuos
Foto: Divulgação/Digital Extremes

Em alguns casos, como o de Paragon, os fechamentos não são necessariamente causados pela falta de popularidade, mas sim por questões de priorização de recursos. O MOBA, desenvolvido originalmente pela Epic Games, foi abandonado porque a empresa decidiu focar seus recursos em Fortnite, que já se mostrava muito mais popular na época em que isso aconteceu.

Embora a Digital Extremes nem sempre tenha conseguido sucesso, tendo inclusive fechado recentemente sua divisão de projetos externos, ela continua investindo em Warframe. Atualmente, a companhia também prepara o lançamento de Soulframe, um MMORPG gratuito com fortes elementos medievais.

Fonte: VGC

Conteúdo Relacionado