A alcachofra é uma planta medicinal rica em água, fibras e flavonoides, além de possuir abundante quantidade de vitamina C e minerais como potássio, fósforo, que possuem ação antioxidante, antiinflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica (anti- indigestão). má digestão). ). Conhecida como hortense alcachofra, alcachofra comum ou alcachofra comestível, essa planta ajuda a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo doenças como obesidade, infarto e diabetes. Além disso, esta planta promove a perda de peso, pois ajuda a controlar a fome e a eliminar o excesso de líquidos do corpo.
1. Bom para dietas
As alcachofras são ricas em inulina, um tipo de fibra encontrada em muitos vegetais que ajuda na perda de peso porque é digerida mais lentamente, prolongando a sensação de saciedade e reduzindo a fome. Aprenda a usar alcachofras para perda de peso. Por ser baixa em calorias e favorecer a eliminação do excesso de líquido no corpo, a alcachofra é uma ótima opção para adicionar ao cardápio de uma dieta para emagrecer.
2. Bom para reduzir o colesterol
Por ser rica em fibras como inulina e pectina, a alcachofra ajuda a diminuir o processo de absorção e aumenta a eliminação de gordura pelas fezes, auxiliando na redução do colesterol “ruim”, LDL e colesterol total no sangue. Além disso, as alcachofras são ricas em compostos antioxidantes como flavonóides, carotenóides e vitamina C, que ajudam a prevenir a formação de radicais livres e previnem a formação de placas de gordura no sangue, evitando assim a aterosclerose.