O Brasil se despediu nesta quinta-feira, 29, de Pelé. O ex-jogador, que lutou contra um câncer no cólon, morreu aos 82 anos por falência múltipla dos órgãos, mas deixou seu legado como o Rei do Futebol. Campeão em três Copas do Mundos e somando diversos outros títulos, o atleta se tornou um ídolo e ganhou fama internacional. Após sua morte ser confirmada, Pelé recebeu diversas homenagens de vários famosos. “É meio inacreditável falar ‘o Pelé morreu’. Tanta alegria, tanta vida, tantas comemorações. Não combina. Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história. Adeus, rei. Meus sentimentos a toda família”, postou a apresentadora Ana Maria Braga. “Pelé! Que vida extraordinária! Que Deus conforte a família e amigos. Que benção ter uma vida como essa! Legado eterno”, escreveu o apresentador Marcos Mion. “Obrigado, rei Pelé, descanse em paz”, declarou o cantor Wesley Safadão.
O ator Lúcio Mauro Filho fez um longo texto ressaltando a brilhante trajetória do ex-jogador em campo. “‘Pelé Eterno’ não é apenas o título de uma cinebiografia, mas sim a definição de um legado, de tudo que representa esse cara para história. Dia desses, minha amada Fafy Siqueira postou um trecho de entrevista do Engenheiro Ozires Silva, em que ele comentava que ao encontrar em um jantar alguns membros do comitê do Prêmio Nobel, lhes perguntou por que nenhuma personalidade brasileira havia sido laureada, como já aconteceu com argentinos, chilenos e venezuelanos. Um deles respondeu: ‘Porque vocês são destruidores de heróis. Toda vez que aparece um candidato brasileiro, todo mundo do Brasil joga pedra. Não tem apoio da população. O brasileiro ou desconfia do outro, ou tem inveja do outro’. Me lembro também de Tom Jobim, que costumava dizer que o sucesso no Brasil era uma ofensa”.
O artista continuou: “Eu confesso que não sei de onde vem esse ranço. Talvez da nossa educação escolar, da nossa história que transformou tanta gente cruel e mesquinha em herói, que sequer sabemos quem de verdade merece tal honraria. Mas o que Pelé fez é de conhecimento universal. Ele revolucionou o futebol e para os mais jovens, nada melhor que aquele vídeo que circula pelas redes em que é possível vê-lo executar todos os lances eternizados por craques como Zidane, Cruiff, Maradona, Ronaldo e tantos outros, com anos de antecedência. Quando foi eleito pelo L’Equipe o ‘Atleta do Século’, Pelé concorreu não só com jogadores de futebol, mas com atletas de todas as modalidades, incluindo o mítico Jesse Owens. Mesmo assim, quando lhe fiz uma homenagem em seus 80 anos, muita gente veio esculhamba-lo por aqui. Pelé é um ser humano, como todos nós. Com qualidades e defeitos. Estamos todos nesse plano para aprender. Mas como atleta, esse homem foi, é e sempre será um herói! Descansa em paz Rei Pelé!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial)
Descanse em paz Rei Pelé. pic.twitter.com/j6p6RfJfjX
— emicida (@emicida) December 29, 2022
*Nota em atualização. Em breve, mais informações.
Leia também
JP