Em 2025, Ana Laura Ramazotti iniciaria seu 10º ano de cursinho em busca de uma vaga em medicina. A jovem de 26 anos, moradora de Jaú (SP), compartilhou o marco em uma rede social e disse estar em pânico por mais um ciclo de estudos focado no vestibular. O vídeo repercutiu não apenas com comentários de apoio, mas também com críticas aos anos de estudos da jovem, que sonhava ingressar em uma universidade pública.
Nesta sexta-feira (10), porém, a estudante foi aprovada na primeira chamada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e agora é o vídeo da aprovação e da emocionante comemoração de Ana Laura que repercute nas redes. Eu tinha muita vergonha antes. Hoje em dia eu não tenho mais vergonha porque eu reconheço que é um privilégio poder pagar tudo isso de cursinho, ter condições, mas eu não tenho mais condições psicológicas, falou a estudante há quatro dias, no vídeo no Tiktok que viralizou sua história.
Ana contou que já havia recebido algumas aprovações por meio do ProUni, com bolsa de 50%, e do Fies, mas não ingressou nos cursos por questões financeiras. Eu tenho nota para o Fies e para o ProUni, já consegui bolsa. Mas ainda teria que pagar cerca de R$ 5 mil a R$ 6 mil, e meus pais são aposentados, então está fora de cogitação.
JP