Segundo Hirai, uma versão do primeiro Shenmue também foi adaptada para o Xbox original, mas também não recebeu a aprovação para seu lançamento. Em compensação, a plataforma foi a única a receber a sequência, Shenmue 2, nos Estados Unidos — a única versão em inglês do jogo para Dreamcast se tornou exclusiva do território europeu.
Shenmue podia ser ainda melhor no PlayStation 2
Wada explicou que, caso Shenmue tivesse sido lançado para o PlayStation 2, ele seria uma experiência ainda melhor do que aquela vista no console da SEGA. Isso porque, durante o trabalho de adaptação, os desenvolvedores da empresa conseguiram consertar problemas de shaders e algumas questões de desempenho.
O programador afirma que o que impediu o lançamento de acontecer não foram questões técnicas, mas sim contratos de licenciamento. O jogo original trazia marcas como Coca-Cola e TIMEX em diversas cenas, mas os contratos para utilizá-las previam que elas só podiam aparecer no Dreamcast — razão pela qual qualquer referência a elas foi removida nos remasters de 2018.
Apesar de a versão completa de Shenmue no PlayStation 2 existir, não houve qualquer vazamento dela nos últimos 25 anos. Criada e dirigida por Yu Suzuki, a franquia ficou conhecida pelo grande realismo e por ser uma das pioneiras na criação de mundos abertos interativos, inspirando jogos que vão de Grand Theft Auto até a série Like a Dragon, da própria SEGA.
Fonte: DualShockers
Mobile