Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Entretenimento

Luiz Galvão, fundador dos Novos Baianos, morre aos 87 anos em São Paulo


O músico e poeta Luiz Galvão morreu, na noite deste sábado, 22, aos 87 anos, em São Paulo. Natural de Juazeiro, na Bahia, o fundador do grupo Novos Baianos, que marcou a música brasileira, estava internado no Instituto do Coração (Incor). A causa da morte não foi divulgada, mas o artista estava sob cuidados médicos desde 16 de setembro, quando deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com suspeita de hemorragia gastrointestinal. A informação foi divulgada por Caetano Veloso, que acompanhava a internação do cantor.

“Galvão criou e liderou o grupo Novos Baianos, acontecimento que se coloca entre os que mudaram o rumo da história do Brasil. Sendo de Juazeiro, atraiu João Gilberto para a casa coletiva em que viviam os membros do grupo. E isso definiu o caminho rico que se pode resumir no álbum Acabou Chorare mas que se desdobrou em muito mais. Vamos sentir saudade dele – e também celebrar a peculiaridade de sua pessoa. Tenho a honra de ter sido parceiro dele em ao menos uma canção sobre O Farol da Barra. Num barzinho do Campo Grande a dupla era Moraes e Galvão. Depois se multiplicaram em Baby e Pepeu e Dadi e tantos mais. Os dois já se foram, mas seu legado mantém o país capaz de muito mais do que parece”, escreveu Caetano, em seu perfil no Instagram. Também pelas redes sociais, o filho de Luiz Galvão, Lahiri Galvão, se manifestou: “Vá em paz, meu papai”.

No álbum “Acabou Chorare” citado por Caetano Veloso, o grupo Novos Baianos trouxe músicas como “Preta pretinha”, “Mistério do planeta”, “A menina dança” e “Besta é tu”. Em outubro de 2007, a revista Rolling Stone elegeu a coletânea como o maior disco brasileiro de todos os tempos. No total, foram oito discos de estúdio e dois álbuns ao vivo, de reuniões do grupo – um de 1997 e outro de 2017.

Leia também

Pelé completa 82 anos; confira algumas das homenagens ao rei do futebol 'Midnights', de Taylor Swift, bate recorde de álbum mais ouvido em um dia no Spotify

JP

Entretenimento Famosos Caetano Veloso Instagram Musica Brasileira Novos Baianos Rolling Stone

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!