G1
Grupo de medicina diagnóstica afirmou que os principais serviços usados por clientes foram normalizados. Força-tarefa com empresas de tecnologia e auditoria investiga o caso. Site do grupo Fleury exibiu aviso sobre 'ataque externo' em 22 de junhoReproduçãoO grupo de medicina diagnóstica Fleury informou nesta quarta-feira (30) que restabeleceu o acesso em seu site aos resultados de exames uma semana após ter sido alvo de uma tentativa de ataque hacker.Por meio de um comunicado a acionistas, a empresa afirmou que os principais serviços usados por clientes estão normalizados. Na terça-feira (29), o acesso aos resultados de exames via aplicativo já havia sido retomado.Em nota, o Fleury destacou que a central para agendamento de exames e os sistemas de atendimento em suas unidades também já haviam sido restabelecidos.A empresa apontou que a normalização dos sistemas ocorreu após testes de segurança certificados por empresas de tecnologia, segurança da informação e auditoria.No comunicado, o grupo afirmou que realiza "um trabalho forense para a devida apuração e compreensão desta ocorrência".Segundo o Fleury, o caso está sendo investigado internamente com o apoio de cinco empresas: IBM, Microsoft, Accenture, PWC e Proteus.InvestigaçãoNa última quinta-feira (25), o site "Bleeping Computer", especializado em notícias de cibersegurança, publicou que "diversas fontes" confirmaram que o Grupo Fleury tinha sido atacado por um vírus de resgate (ransomware, em inglês).Segundo o site, a ação teria sido realizada pelo grupo criminoso REvil, apontado como responsável pelo ataque que afetou operações da JBS nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.O Fleury não confirmou a informação e reiterou que o caso está sendo investigado em força-tarefa com empresas de tecnologia. O grupo apontou ainda que "não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis".Entenda o que é ransomwareVÍDEO: Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões