Uma nova denúncia vindo do Bloomberg sobre Roblox, diz que a plataforma teve mais de 13 mil casos de exploração infantil denunciados às autoridades dos EUA no ano passado, 10 mil a mais em relação a 2022. Segundo membros da equipe, a empresa prioriza o crescimento sobre a segurança de seus usuários.
Roblox tem mais de 70 milhões de usuários por dia. Desses, mais de 40% tem menos de 13 anos, se tornando um terreno fértil para predadores sexuais.
Veja mais:
- Netflix lança parque digital em Roblox com jogos de Stranger Things e One Piece
- Roblox muda regras e inicia programa de “adiantamentos” para criadores
O artigo do Bloomberg relata alguns casos reais, como a de um jogador que ficou famoso por ter criado um game de Sonic dentro da plataforma, ganhando muito dinheiro. Arnold Castillo, de 22 anos, atraiu a atenção de muitas crianças, teve contato com diversas delas, até ser preso em casa pelo FBI após uma menina de 15 anos desaparecer, um caso relacionado a ele.
Segundo o site, Roblox filtra 50 mil mensagens de texto por segundo. Esse sistema conta com 3 mil moderadores, que são pessoas de verdade, embora grande parte do trabalho seja feito através de inteligência artificial.
Alguns desses moderadores conversaram com o Bloomberg e relataram que eles lidam com centenas de denúncias em relação a segurança dos usuários diariamente, mas os gestores preferem dar mais importância ao crescimento do que para a segurança, segundo essas pessoas.
Roblox comenta sobre o assunto
Logo depois da publicação da reportagem, o chefe se segurança do Roblox, Matt Kaufman, disse o seguinte ao Eurogamer:
Um artigo recente continha descaracterizações gritantes sobre como protegemos usuários de todas as idades na plataforma e não refletia as complexidades da segurança infantil on-line e as realidades das experiências extremamente positivas que dezenas de milhões de pessoas de todas as idades têm no Roblox todos os dias.
Matt Kaufman
Kaufman, então, anexa à sua fala um link com um artigo grande sobre como a plataforma se prepara para lidar com a segurança de seus usuários, especialmente entre as crianças, que é um público muito grande.
Essa situação envolvendo menores e Roblox não é de agora. Já mostramos aqui que pais já processaram a plataforma, que induzia seus filhos a grandes quantias de investimento monetário, além de ser acusado de trabalho infantil, usando crianças para o crescimento do ecossistema.
Via: Eurogamer
Mobile