A AMD disponibilizou uma nova ferramenta para quem gosta de configurar o sistema para jogar até o último recurso. O Frame Latency Meter (FLM) mede a latência do mouse em games, desde o momento do movimento até o momento em que o frame é mostrado na tela.
Uma das coisas que chama a atenção na nova utilidade da AMD é sua compatibilidade com diferentes GPUs. Assim, usuários de placas Radeon podem usar o Advanced Media Framework (AMF) otimizado para o seu hardware, enquanto outras pessoas podem usar o Desktop Duplication (DXGI) para qualquer outra GPU.
O FLM é uma ferramenta simples com configurações bem diretas. É possível medir a latência com amostras pequenas ou acumuladas continuamente, por exemplo. O usuário também pode medir usando o movimento do mouse ou o clique.
Além disso, a AMD destaca que o FLM não precisa do flash de uma arma disparada no game para medir latência, oferecendo muito mais versatilidade no uso. O comentário faz alusão ao LDAT, da Nvidia, que funciona assim.
Por fim, a dona das Radeon ressalta que os resultados obtidos em sua ferramenta podem ser exportados em um arquivo .CSV. Desse modo, é possível usá-los para compilar estatísticas, gerar gráficos, fazer comparativos, etc. A AMD espera que seu novo recurso seja útil para jogadores avançados e profissionais que precisam dessas informações para o trabalho.
Criação de software não é destaque para AMD
O FLM pode ser baixado na plataforma GPUOpen, onde é possível encontrar diversas ferramentas da AMD. Apesar da diversidade, a área de software não tem sido grande motivo destaque para a empresa.
Exemplo disso está no FSR, sua utilidade de super resolução. A tecnologia se popularizou muito por melhorar a performance de jogos ao usar IA para fazer upscale da resolução. Apesar da solução pela AMD se encontrar já em sua versão 3.1, ela não parece capaz de competir de igual com as rivais. O DLSS, da Nvidia, além de ser considerado melhor em muitos aspectos, é compatível também com muito mais jogos.
Mobile